O shopping RIOSUL acaba de completar 30 anos (2010). Como comemoração, montou a exposição "30 Anos de Moda" com foco na moda carioca - seu passado, presente e futuro, cuja campanha contou com Luiza Brunet e Zulu como modelos. A LUMYX foi responsável pela direção de arte da exposição: o conceito gráfico para a sinalização e comunicação de todas as peças, expostas nos 4 pisos do shopping, dos painéis até os grafismos usados nas interfaces de multimídia e vídeos.
A peça emblemática da exposição foi o "Túnel do Tempo", um tubo cenográfico suspenso, revestido por 18 metros de panéis, que exibia vídeos no seu interior. Partindo do BOTÃO como elemento gráfico - permanente objeto na moda -, e os círculos do tempo, estruturamos o conceito gráfico que revestiria o túnel e demais peças elaboradas pela cenografia. A base foi buscar coerência visual com a marca criada pela agência do shopping, responsável pela campanha veiculada na mídia.
Além disso, fizemos o projeto gráfico do "big book", o livro gigante da exposição, com fotos de grandes nomes da moda carioca por Luiz Garrido e textos de Marco Sabino sobre a moda das últimas 3 décadas (PASSADO), editoriais de moda clicados especialmente (PRESENTE) e dados sobre o Concurso para Novos Estilistas (FUTURO) promovido pelo shopping.
Acima, Garrido e Luciana Araujo (designer) ao lado do "livro gigante" com uma coleção de retratos de estilistas e modelos clicados pelo fotógrafo ao longo de décadas no mercado da moda.
Abaixo, algumas páginas do livro, com outros temas de conteúdo.
Abaixo, algumas páginas do livro, com outros temas de conteúdo.
Os totens mltimídia também foram concebidos neste conceito, sempre explorando círculos e botões, tanto no módulo "FUTURO" (abaixo) como no módulo RECEPCIONISTA VIRTUAL.
Além da parte externa, fizemos o design para as telas de interfaces usadas nos touchscreen, e enviamos grafismos para serem animados nos vídeos, mantendo a unidade no projeto como um todo.
O totem touchscreen guia aciona sob controle do visitante, de acordo com o botão apertado, explicações sobre o conteúdo da exposição feitas pela "recepcionista virtual" em vídeo, que aparece nas telas de TV. Em descanso, as telas de TV plana exibiam imagens dos editoriais de moda, feito com Luiza Brunet, entre outros.
A sinalização aérea, em formato circular, reforça o conceito gráfico presente nos módulos em todos os pisos do shopping. No módulo FUTURO, a base ficou mais clara e clean. Mas os círculos e botões permanecem, numa referência à tela de computador "matrix", caindo verticalmente.
A exposição e o evento de abertura, concebidos por Marcelo Araripe foram um grande sucesso. A inauguração foi muito badalada e ganhou destaque pela mídia.
Abaixo, o vídeo do evento de inauguração da Exposição, por Gabriel Mellin, que utiliza os grafismos que criamos nas legendas e mostra as peças sendo apreciadas in loco, como a interface multimídia, os painéis, a sinalização e outras.
Evento Rio Sul 30 anos de Moda from Gabriel Mellin on Vimeo.
Evento RIOSUL: 30 Anos de Moda
FICHA TÉCNICA
Local: RIOSUL | Direção de Arte, Projeto Gráfico do Livro, Painéis e Interfaces da Exposição: Luciana Araujo LUMYX | | Idealização e Direção Geral: Marcelo Araripe | Produção:Ultra Comunicação e Mkt | Perquisa de Moda: Marco Sabino | Projeto Cenográfico: Cenografia.net | Fotos (editoriais): Ernesto Baldan, Eduardo Rezende e Renam Christofoletti | Beleza: Erika Monteiro | Stylists: Lu Lima, Rogério S, Marina Franco, Leonardo Muqui, Lúcia Koranyi e Lú Buenno | Coordenação Técnica de Audiovisual: Batman Zavareze, Fabio Guivelder (27+1) e Tathiana Lopes | Vídeos: Gabriel Mellin e Marcos Salamonde | Modelos: Luiza Brunet, Paulo Zulu (ELite Model) Ana Beatriz Barros, Felipe Hulse (40 Graus), Katia Selinger e Gabriel Burges (Ford Models) | Fotos "Grandes Nomes da Moda" (livro e túnel): Luiz Garrido
Local: RIOSUL | Direção de Arte, Projeto Gráfico do Livro, Painéis e Interfaces da Exposição: Luciana Araujo LUMYX | | Idealização e Direção Geral: Marcelo Araripe | Produção:Ultra Comunicação e Mkt | Perquisa de Moda: Marco Sabino | Projeto Cenográfico: Cenografia.net | Fotos (editoriais): Ernesto Baldan, Eduardo Rezende e Renam Christofoletti | Beleza: Erika Monteiro | Stylists: Lu Lima, Rogério S, Marina Franco, Leonardo Muqui, Lúcia Koranyi e Lú Buenno | Coordenação Técnica de Audiovisual: Batman Zavareze, Fabio Guivelder (27+1) e Tathiana Lopes | Vídeos: Gabriel Mellin e Marcos Salamonde | Modelos: Luiza Brunet, Paulo Zulu (ELite Model) Ana Beatriz Barros, Felipe Hulse (40 Graus), Katia Selinger e Gabriel Burges (Ford Models) | Fotos "Grandes Nomes da Moda" (livro e túnel): Luiz Garrido
Marcadores: Exposições e Eventos, moda